domingo, 26 de abril de 2009

Francisca Trindade


Em 27 de julho de 2003, o Piauí sofreu a perda de Francisca Trindade, a mulher de maior destaque na política local. Durante seu discurso na Conferência Estadual da Pesca, ela sentiu-se mal e sofreu um Acidente Vascular Cerebral - AVC - e acabou falecendo, aos 37 anos.

Envolvida com movimentos políticos desde a adolescência, Francisca Trindade participou de militâncias populares em seu bairro, Água Mineral. Entre outros feitos, ela foi a responsável pela criação da Associação de Moradores do bairro, presidindo a mesma por duas gestões.

A política de fato apareceu em sua vida em 1985, quando Francisca Trindade afiliou-se ao Partido dos Trabalhadores - PT. A primeira candidatura ao cargo de vereadora de Teresina surgiu no ano de 1992, quando obteve 998 votos. Com o número, ficou como primeira suplente do vereador Wellington Dias, assumindo o cargo pouco tempo depois.

O trabalho intensivo da vereadora Francisca Trindade resultou em ações positivas, e em projetos de relevância para a sociedade, como o Disque Mulher Cidadã. Os trabalhos lhe renderam, em 1995, destaque como parlamentar de maior atuação. Em 1996, novamente candidata à uma vaga na câmara, ela obteve 4.270 votos, e torna-se a parlamentar mais votada da história do Estado.

Em 1998, repetiu novamente o feito, sendo eleita deputada estadual com mais de 26 mil votos. Nas lutas de Francisca Trindade, ela destacava a transparência do poder legislativo e contra a corrupção nos órgãos públicos.

Teve destaque também quando se tornou candidata à deputada federal. Com mais de 165 mil votos, ela foi, novamente, a mais votada da história do Piauí.

Francisca Trindade lutou pela igualdade social, por melhores condições à população, por mais oportunidades aos necessitados, ou seja, por um Piauí cada vez melhor. As idéias da petista aproximavam os anseios, desejos e necessidades da população da solução.

O Piauí perdeu não somente uma grande política, mas uma mulher de destaque em todos os sentidos!